quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O PROCESSO ELEITORAL


Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 134 milhões de brasileiros estão aptos a votar nas eleições de 03 de outubro, um momento importante onde a nossa democracia poderá ganhar mais musculatura, dinamismo e maturidade. A cada pleito nosso eleitorado parece se tornar mais experiente e com maior sabedoria para escolher aquele representante que vai servir a sociedade. Isso significa, também, que a cada eleição torna-se mais necessário o profissionalismo nas campanhas.
As leis e os tribunais eleitorais vão ficando mais exigentes e vigilantes. Opções para essa qualificação vêm se tornando mais populares, como trabalho dos cientistas eleitorais e estrategistas de marketing político que pensam, articulam e abrem novas vias de comunicação para encurtar cada vez mais a distância entre o cidadão e seus representantes políticos, quer no Legislativo, quer no Executivo.

REGIONAL: DESPREZO DOS ORELHÕES


A operadora OI precisa ser cobrada pelos pseudo-representantes da Região, já que parece ter abandonado em definitivo os telefones públicos (orelhões) instalados há mais de década que se encontram sem funcionamento devido a falta de manutenção necessária. Quando esse serviço é procurado pelos usuários das nossas cidades, difícil é encontrar um que funcione. Será que a intenção embutida é desativar esse meio de comunicação para obter maiores ganhos com o uso da telefonia móvel (celular)? Quem por acaso duvida?

VISÃO DO DIRETOR


O diretor do Hospital Felinto Wanderley, Silvino Teles jr., diz que o seu desafio continua sendo atender mais gente em menos tempo naquela unidade de saúde. Entende junto com o seu superior hierárquico, Secretário Municipal de Saúde - Saulo Bezerra Xavier e subordinado assessor especial Daniel Antas Rodrigues que melhoria de gestão abre novas demandas, gera desafios e até permite cobrança. E diz: estamos reformando a UMSFW para direcionar casos de menor complexidade para uma nova emergência com maior número de atendentes especializados e leitos. Os avanços segundo ele estão aos poucos chegando...

ALGUNS TEMAS ATUAIS


1) O “Homem Bomba” afirmou que continuará com seu controverso programa de enfraquecimento da administração atual com a finalidade de derrubar o seu hoje ferrenho adversário político e pessoal LB que anda lhe fazendo ameaças através de terceiros. Hum!

2) O grupo dissidente do PTB que iludiu o tempo inteiro o ex-prefeito Maninho, e recentemente alimentou a promessa de apoiar os seus candidatos a deputado estadual e federal, de forma vergonhosa pulou de lado e com irônia acusou estar a barca para o lado do ex-chefe destronado, mais de que furada ameaçando dar em àgua. É muita cara- de- pau. Kkkk

3) Cada eleição é uma história diferente: Quem diria que a caminhada para se transformar a eleição deste ano igual ao pleito de 1998 onde todos esses agora aliados de Eduardo Campos abandonaram Miguel Arraes e ficaram com Jarbas Vasconcelos que venceu com 1,5 mil votos de frente. Rsss


4) Imaginar que a chamada esquerda de Pernambuco uniria aos antes criteriosos e radicais PT, PSB e PCdoB figuras consideradas por eles próprios de conservadoras, derrotistas, atrasadas, reacionárias e corruptas, como: Pedro Correa, Severino Cavalcanti, José Múcio, Joaquim Francisco, Inocêncio Oliveira, Armando Monteiro, José Marcos, Enoelino Magalhães, Fernando Coelho, Ettore Labanca, Geraldo Coelho, entre outros era pouco provável. Analisando como exemplo o embate emocionante ARRAES X MÚCIO, todos que estavam naquela época contrários são hoje considerados ligados próximos. Kkkk

5) Passou faz muito tempo do tempo de ser realizado em Encontro de Bandas de Músicas das diversas regiões do Estado ou simplesmente do Pajeú, como se faz por aí; uma vez que mantemos uma das bandas mais antigas em atividade, a centenária Banda Isaias Lima, 120 anos de dificuldades, resistências e glórias.

6) A população do bairro da Encruzilhada/Rosário e adjacências, lado Norte da cidade, não poupa críticas à unidade do Programa Saúde da Família (PSF), localizado na Rua Tadeu Costa. Segundo os moradores a disputa por uma ficha de atendimento no dia que realmente existe médico é muito grande e a pessoa costuma ficar esperando no posto até a equipe começar a atuar.

ONDE ESTÁ O POLICIAMENTO?


Os moradores do entorno da Praça Carolino Campos e da Rua Jornalista Sigismundo Pinto, denunciam que têm passado horrores com o barulho provocado pelos sons móveis transportados por veículos até altas horas da noite. Pergunta-se: Como um policiamento local restrito apenas a três policiais militares para na viatura cobrir todo município (sede e distritos Canaã e Jericó) e uma delegacia composta por um agente civil, pode colocar qualquer tipo de moral? Estão sim arriscados (do jeito que os abusantes estão folgados) a levarem um pau...
Onde se encontra o efetivo determinado para compor uma Companhia da PMPE? Cadê os policiais novatos, concursados, treinados e nomeados? O que vemos é muita propaganda na mídia. A PM está sucateada e a PC esta próxima de ser extinta, sem quadros, sem estratégias, sem condições de trabalho, sem autonomia, sem nada. Com a palavra o Secretário da SDS (Secretaria de Defesa Social), o comandante da Polícia Militar e o chefe da Polícia Civil.
Que não esqueçam: Triunfo – a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima de Pernambuco, é um grande ponto de visitação e não pode ficar nessa situação.
Antes sem a atual badalação, e resumida população, contávamos com apenas “Destacamento de Polícia” formado por: um sargento, dois cabos e oito soldados, sem contar com o delegado, o agente e o escrivão. Agora com uma Companhia... Saudades do passado...

O CIÚME É CAPAZ DE CEGAR...


Uma pesquisa realizada na Universidade de Delaware (EUA) provou que o ciúme realmente pode “cegar” uma pessoa. Os psicólogos Steven Most e Jean-Philippe Laurenceau selecionaram alguns casais de namorados e os colocaram lado a lado em computadores separados. Na primeira parte do teste, foi sugerido que o casal detectasse detalhes de paisagens em imagens que passavam rapidamente pela tela. Na segunda parte, uma surpresa: as mulheres continuariam a buscar paisagens, enquanto eles avaliariam quão atraentes eram as moças que o computador exibia. E foi nesta hora que o ciúme mostrou seu efeito enlouquecedor.
Quanto mais as mulheres se sentiam desconfortáveis ou com ciúmes do namorado, mais elas ficavam distraídas com as imagens irrelevantes que estavam sendo exibidas para elas, a ponto de se tornarem incapazes de detectar o alvo que sugeriam procurar. Em outras palavras, o ciúme as deixou tão focadas em uma imagem negativa que a percepção emocional delas foi reduzida a ponto de deixá-las “cegas”.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

HOMENS X MULHERES


No mundo, em média, nascem 105 homens para cada 100 mulheres. Essa desigualdade, segundo biólogos, se deve à maior mobilidade dos espermatozóides que transportam o cromossomo Y, que define o sexo masculino. A diferença entre os sexos, no entanto, é diminuída durante a vida. Uma das explicações seria a maior exposição dos homens à violência, o que faz com que em muitos países, inclusive no Brasil, haja mais mulheres. “Geralmente os homens são vítimas dos próprios homens”, diz o sociólogo e psicanalista Sérgio Braghini. No mundo, o quadro é equilibrado. O resultado médio da população global é de 101 homens para cada 100 mulheres.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

GOVERNADOR SAI DA CADEIA E É RECEBIDO COM CARREATA EM MACAPÁ


Depois de passar nove dias preso na Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal suspeito de integrar suposto sistema de corrupção na sua gestão como governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), foi libertado sábado junto com o seu antecessor Waldez Goes  (PDT), também envolvido nas falcatruas, como: fraudes em licitações, nepotismo, cobrança de propina - É recebido com festa em Macapá.
Está ficando cada vez mais evidente, que na atual política, só se encontra dando bem, gente falsa, oportunista, corrupta, traidora, violenta, incompetente, vadia, desonesta, hipócrita, e nojenta. Faça uma análise na nossa cidade e na maioria dos munícipios da Região do Pajeú e demais, para comprovar o que estamos afirmando. Os melhores quadros políticos nesses locais, são colocado para trás, só passando a terem vez uns verdadeiros "satanás", capazes de tudo para se manterem no poder e ficarem mamando o dinheiro público.

A FESTA DE ZÉ DANTAS EM CARNAÍBA FOI SUCESSO


O grande número de triunfenses que se deslocou ao município de Carnaíba para assistir nos dias 24, 25 e 26/ 09 o crescente evento "Festa do Poeta Zè Dantas", voltou impressionado com a organização, as atrações musicais: Zè Ramalho, Maciel Melo, Limão Com Mel, Beto Ortiz e Banda, Janailson, Forró Pesado, Orquestra OPUS, Paulo Marinho, entre outros e a localização da festividade em um extenso Pátio de Evento com camarotes e estacionamento, que ganha disparado para o de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, imagine para o interminável e mal situado de Triunfo, instalado naquele espaço apertado por insistência dos "pitaqueiros sabem-tudo de plantão" existentes aqui, procurando opinar com maestria em tudo, como se fossem os iluminados divinos; no final desaparecendo da patriarquia, deixando o desgaste para terceiros, uma vez que as obras terminam não dando mesmo certo, igual: Calçadão do Lago João Barbosa, Academia da Cidade, Praça Carolino Campos, Praça 15 de Novembro, Mini-Ceasa, Terminal Rodoviário, Arquibancada do Estádio, Estrada do Sesc, Esgoto, etc. Está na hora de dar um basta nisso. Precisam analisar com cautela as intervenções previstas para não se jogar dinheiro no ralo. O prejuízo termina recaíndo apenas no bolso do cidadão contribuinte dos impostos. Que mania! E ainda tem quem acate com a maior naturalidade .Não vemos a hora de travarmos um debate público com esses deuses incautos...

ANIVERSÁRIO DE PAULO PITELO


No dia 23 da semana passada o nosso mais folclórico conterrâneo, apaixonado pelo Sport Club do Recife, boêmio e funcionário do Detran-PE, Paulo Pereira Florentino - Paulo Pitelo, completou mais uma privamera em grande estilo, visitando e discursando "pelos bares da vida" onde frequenta na Capital: Bar da Rampa (Iputinga), Marí Bar, Tom Marrom, Ponto Chic, Calçada da Farra (Madalena), Bar da Rita, Bar do Gordo (Torre) e Toca do Leão (Ilha do Retiro). Não deseja o empolgado "Pitelinho" envelhecer não, apesar de rodado na estrada; disse aos presentes dos citados ambientes estar apenas com 46 anos  (aumentar mais dez acima). Infelizmente não pudemos revelar a tempo esse variado evento, por falha da redação. Mas aqui desejamos ao popular "Pitelo" as nossas felicitações, avisando que está sendo redigido o livro prometido com as suas aprontações ao longo dos anos. Afinal, ele se constitui em um verdadeiro comendador-triunfense, a divulgar a nossa cidade por onde passa. Viva Pita!!!! Kkkkkkkkkk

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

AQUI É SÓ FESTA E ALEGRIA


01- O Cine Teatro Guarany, foi nessa quinta-feira 23.09, às 15 h, palco de interessante festividade social, coroada com a posse do Conselho Municipal de Cultura - COMTUR, marco importante conquistado pelos determinados interleocutores para o empreendimento do turismo ("indústria sem chaminé") local. Lamentalvemente o público presente deixou muito a desejar, sendo inclusive constatado e comentado a ausência das pseudo-autoridades municipais constituidas e as representações seguimentadas da sociedade triunfense. É sempre assim, essa gente fica na toca amoitada, esperando o que vai dar ou torcendo para nada funcionar. Parabenizamos portanto os responsáveis pela iniciativa e dedicação. Aguardaremos a geração de bons frutos...

02- Ainda repercutindo o estrondoso sucesso que fez este ano a programação da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha em Serra Talhada, de 28/08 a 08.09, com qualificadas atrações artísticas e musicais de renome regional, nacional e internacional, muita organização e surpreendente presença significativa de moradores triunfenses, que são difíceis de comparecer até aos eventos locais, devido ao excessivo comodismo. De parabéns o diretor de cultura daquela vizinha cidade Màrcio e equipe. Valeu!

03- O grupo de seresta "Os Trovadores de Triunfo", fundado em 1930 (esteve uma temporada parado e retornou com força total alguns anos atrás), liderado pelo violonista José Carvalho (Zeca) e a cantora Fátima Barros  (Mendonça), patrocinado pelo Serviço Social do Comercio - SESC, para no último sábado de cada mês se apresentar pelas ladeiras da cidade, estará nesse sábado 26.09, às 20 h saindo da Praça 15 de Novembro, Centro para cumprir o trajeto de sempre. Compareça! Deixe a novela pelo menos uma vez; perder apenas um capítulo não vai fazer falta. Apoie com a sua presença. É grátis!

04- Outro evento aguardado com muita ansiedade e que promete se instalar em definitivo no calendário festivo da cidade, se conseguir repetir o sucesso da sua primeira versão no ano passado, é o II Baile Municipal, na Sociedade Triunfense de Cultura - S.T.C., a partir das 21 h, animado pela excelente Orquestra Edição Extra e sua maravilhosa vocalista Ana Maria. O baile é organizado pela primeira dama e Secretária de Assistência Social, Paula Xavier e a diretora Carla Nogueira. Aguardamos o comparecimento dos conterrâneos para contribuirem com maior atividade do nosso tradicional clube social (82 em 01.10) para depois não ficarem chorando se chegar a fechar. È sairem da seresta e rumarem logo para festa. Queremos mesmo vêr...


UM NOVO OLHAR SOBRE A POLÍTICA


Este ano, indubitavelmente, as eleições devem alimentar muitas discussões e gerar grandes expectativas, como a necessidade de moralização do setor político, principalmente pelas diversas situações negativas que foram apresentadas aos cidadãos.
Nesse contexto, surge em meio à celeuma de depreciações uma voz que começa a fazer eco e se fazer presente na política brasileira: o jovem. Esse, que por um período se manteve calado – talvez por não vislumbrar um sistema político coerente com a teoria aprendida em sala de aula ou simplesmente pelo fato de não acreditar em uma possível mudança e moralização – hoje mostra um maior interesse em se fazer presente no meio e participar ativamente das decisões do País.
Recentes estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelam dados preocupantes da juventude brasileira: o desemprego na faixa etária entre 16 e 20 anos triplicou nos últimos 10 anos e menos da metade dos jovens de 15 a 17 anos está cursando o ensino médio.
Dados alarmantes como esses têm levado os jovens a participar mais efetivamente da política no Brasil. Ainda é tempo de lutar para reverter a atual situação. As eleições de 2010 serão a oportunidade para que os jovens escolham representantes que lhes possibilitem, dentre outras oportunidades, o direito à educação de qualidade. Ela é a porta para as novas possibilidades. Não se pode esperar um bom futuro se a educação não fizer parte da trajetória.

DEPUTADO ESTADUAL CRIA LEIS E JULGA CONTAS DO GOVERNADOR


O deputado estadual deve atuar no campo das competências legislativas do Estado, definidas pela Constituição Federal. Sua função é propor, emendar, alterar, revogar ou substituir lei estaduais ordinárias ou complementares. O parlamentar pode elaborar e emendar a Constituição Estadual, além de julgar anualmente as contas prestadas pelo governador. O deputado tem o poder de criar comissões parlamentares de inquérito (CPI), além de outras competências estabelecidas na Constituição Federal e na Constituição Estadual. O mandato é de 4 anos e o parlamentar pode concorrer a sucessivas reeleições.

O TELEFONE CELULAR


O aparelho celular tornou-se sem dúvida essencial no dia a dia das pessoas na vida moderna atribulada que levamos, porque se tornou uma peça prática adquiridas pelas mais diversas sociais. Porém, esse instrumento de tanto valorizado – principalmente pela juventude – pode se tornar uma verdadeira forma de incomodar gente civilizada quando se encontra no horário de expediente trabalhista, religioso e cultural, chegando a desconcentrar todos chegando a gerar desarmonia nesses ambientes. Para não se tornar antipático ou causar único é recomendável utilizar o modo silencioso evitando toques alarmantes, se utilizando o mínimo a voz e em tom baixo, para não ser inconveniente.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

VERSOS DO POETA PARAIBANO MIGUÉZIM DE PRINCESA


Da obra do poeta popular Miguézim de Princesa, paraibano radicado em Brasília, o cordel abaixo:  Miguezim de Princesa



Quando vi Dilma Roussef
Sair na televisão
Com o rosto renovado
Após uma operação,
Senti que o poder transforma:
Avestruz vira pavão.

De repente ela virou
Namorada do Brasil:
Os políticos, quando a vêem,
Começam a soltar psiu,
Pensando em 2010
E nos bilhões que ela pariu.

A mulher, que era emburrada,
Anda agora sorridente,
Acenando para o povo,
Alegre, mostrando o dente,
E os baba-ovos gritando:
É Dilma pra presidente!

Mas eu sei que o olho grande
É na montanha de bilhões
Que Lula botou no PAC
Pensando nas eleições
E mandou Dilma gastar,
Sobretudo nos grotões.

Senadores garanhões,
Sedutores de donzelas,
E deputados gulosos,
Caçadores de gazelas,
Enjoaram das modelos,
Só querem casar com ela.

Eu também quero uma lasquinha
Uma filepa de poder
Quero olhar nos olhos dela
E, ternamente, dizer
Que mais bonita que ela
Mulher nenhuma há de ser.

Eu já vi um deputado
Dizendo no Cariri
Que Dilma é linda e charmosa,
Igual não existe aqui,
E é capaz de ser mais bela
Que Angelina Jolie.

Dilma pisa devagar
Com seu jeito angelical,

Nunca deu grito em ninguém
Nem fez assédio moral
Ou correu atrás de gente
Com um pedaço de pau.

Dilma superpoderosa:
8 bilhões pra gastar
Do jeito que ela quiser,
Da forma que ela mandar,
Sem contar com o milhão
Do cofre do Adhemar 


Estou com ela e não abro:
Viro abridor de cancela,
Topo matar jararaca,
Apagar fogo na goela,
Para no ano vindouro
Fazer um PAC com ela.

ELEITOR ESCOLHE PRESIDENTE TAMBÉM PELO VOTO EM TRÂNSITO


Quem estiver longe do local de votação, no primeiro ou no segundo turno, poderá votar no candidato a presidente da República através do voto em trânsito. Os interessados deverão comparecer a qualquer cartório eleitoral, até 15 de agosto, com título eleitoral e documento de identidade com foto ou documento equivalente, indicando em qual das capitais estará presente – de passagem ou em deslocamento – no primeiro e no segundo turno das eleições. O voto vai beneficiar um número de eleitores que vem aumentando no decorrer das eleições. Na última eleição presidencial, por exemplo, cerca de 8 milhões de votantes justificaram a ausência no pleito.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

ATRIBUIÇÕES DO DEPUTADO FEDERAL


O deputado federal tem mandato de 04 anos, podendo concorrer a sucessivas reeleições. Entre as atribuições deste parlamentar estão legislar, propor, emendar, alterar, revogar, substituir, criar leis e emendas pertinentes à Constituição Federal. Podem perder o mandato se infringirem leis ou se algum tipo de procedimento for considerado incompatível com o decoro parlamentar. A medida vale também caso não compareçam à terça parte das sessões ordinárias da Câmara dos Deputados ou se houver direitos políticos suspensos ou ainda sofrerem condenação criminal.

PADRES, FRADES, MADRES E PASTORES


Os religiosos triunfenses, padres Edilberto e Mairton, frades Orlando e João, irmãs Clarice, Martinha, Nicodemas, Isabel e Áurea, além do ativo Pastor Williams Zacarias não medem esforços e nem conhecem cansaço quando se trata de cumprir o papel de missionários e sempre defendem os mais fracos, esquecidos e oprimidos. Para eles, não há fronteiras, diferenças de temperaturas, horários, distâncias, nem barreiras ou idiomas que os impeçam de levar sua mensagem de fé e esperança para todos os munícipes triunfense. A recente campanha de arrecadação de donativos em favor dos flagelados das enchentes na Mata Sul (Palmares e adjacências) foi mais um exemplo. Sem esquecer as recuperações da Igreja Matriz, Stella Maris, Casa Paroquial e serviços prestados pelo Lar Santa Elizabeth e Convento São Boaventura. Além da integração social imposta no município pela Primeira Igreja Batista (PIB) em suas variadas atuações com shows e corais.


A INVEJA TAMBÉM MATA


Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda a palavra “Inveja” significa: “desgosto, ódio, pesar por prosperidade ou alegria de outra pessoa. Desejo de possuir algum bem que outro possui”. De fato, este é um sentimento que pode arruinar a vida de muita gente. Por isso esse assunto tem sido tão debatido ultimamente pelas pessoas das diferentes classes sociais citando as diversas formas de se sentir inveja e como controlar esse sentimento prejudicial que faz muito mal a qualquer ser humano; principalmente a figurinhas carimbadas bajuladoras; os problemáticos indivíduos frustrados de mentes doentias, que bem queriam ter a coragem, o discernimento, a independência, o caráter, a competência, o equilíbrio, a razão de estar em nosso lugar se posicionando de forma clara, evidente, simples em favor da nossa terra e da nossa gente, sem se incomodar com quem nos olha “atravessado” ou “trinca” os dentes. Não nos inveje, basta se portar diferente.

OS IDOSOS INDEPENDENTES


Com a intenção de colaborar para a autonomia e independência durante o envelhecimento é preciso ser criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, um programa visando ativar mais ainda esse pessoal, promovendo saúde mental e relações sociais, além do que existe na atualidade, pois acreditamos serem tão importantes quanto aquelas que melhoram as condições físicas de saúde. A realização de mais eventos periódicos subordinados às secretarias municipais; programas de acompanhantes comunitários para assistir a população idosa em seu domicílio; assistência aos idosos em suas necessidades diárias para desenvolver o auto-cuidado; combate ao sedentarismo e ao isolamento por meio de campanhas e da realização de atividades físicas; organizar rotas de caminhadas em bicicletas ou a pé; práticas integrativas em áreas públicas de lazer, entre outras medidas.
Por favor, entendam que a criança de ontem é o adulto de hoje e o avô ou avó de amanhã. A qualidade de vida que as pessoas terão quando avós depende não só dos riscos e oportunidades que experimentarem durante a vida, mas também da maneira como as gerações posteriores irão oferecer ajuda e apoio mútuos, quando necessário.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: SE NÃO SABIA... FIQUE SABENDO – SINTOMAS DA DIABETES


A Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que a diabete (aumento anormal da glicose no sangue) atinge mais de 240 milhões de pessoas no mundo. O estresse crônico gera a liberação no organismo de certos hormônios que alteram as taxas de glicose. É preciso se exercitar, se alimentar adequadamente e buscar uma vida com qualidade.

Muita sede;
Vontade de urinar diversas vezes;
Fome exagerada;
Perda de peso (mesmo comendo mais do que o habitual);
Visão embaçada;
Infecções repetidas na pele ou mucosas;
Machucados que demoram a cicatrizar;
Fadiga (cansaço inexplicável);
Dores nas pernas por causa da má circulação;
Em alguns casos não há sintomas.

OBS: Para outras informações acesse: www.diabetes.org.br

ALERTA PARA TODAS AS IDADES


Exercícios físicos regulares, realizados diariamente e bem orientados, ajudam a manter uma boa performance e estabilidade na saúde, diminuindo a chance de morte por problemas cardiovasculares e por outras patologias, além de ajudar a manter a auto-estima e o bem-estar físico e mental, garantindo uma vida mais feliz e produtiva, aumenta e mantém a resistência e a força muscular para atividades comuns do dia-a-dia, quando o processo natural – com o passar dos anos – seria sua diminuição.

O DIA A DIA TRIUNFENSE


01- UMA CIDADE MARAVILHOSA - Quando se fala em turismo em Pernambuco não se pode esquecer a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima do Estado: Triunfo. O 'Oásis do Sertão', a 'Cidade Balneária', o 'Paraíso Sertanejo', a 'Estação Climática', reforçada com suas imagens deslumbrantes que valorizam ainda mais a crescente rota interiorana devido belezas naturais, arquitetura, hospitalidade, infra-estrutura hoteleira, gastronomia, artesanato, pontos atrativos tipo: engenhos de rapadura, museu, pedalinho, teleférico, parque-aquático, etc. que vem ocasionando muito interesse de centenas de visitantes pela pequena, mas significativa e acolhedora localidade. Amamos essa terra. Triunfo é só alegria... Rssssss.


02- DANDO UM TEMPO SOCIAL - Tudo leva a crer que pelo menos por enquanto as agressões verbais feitas por grupos partidários adversários locais se digladiando na troca de farpas em busca do poder deram uma trégua. Esperamos que essa parada seja definitiva ou não retornem com tamanha intensidade como estava funcionando a "Central de Boatos". É aí que mora o perigo! Que os candidatos e líderes políticos adotem o espírito elevado de como saber ganhar e saber perder. Porque quem faz aqui, paga aqui mesmo; nada de céu e inferno. Kkkkkk


03- OS COSTUMES CONTRARIADOS - De algum tempo para cá, Triunfo ao contrário de outros municípios da Região do Pajeú, infelizmente não mais cultiva como antes a cultura da leitura. Não se ler mais nada! A turma jovem principalmente está alienada; só conversa bobagem; adota votar em quem paga e procura curtir música sem qualidade, quando não se utiliza de bebidas e drogas para demonstrar ser avançado (que visão equivocada). A turma antiga nem se fala, se resume em omissão total: televisão e nada mais. Também na cidade priorizaram para cada esquina um bar e não uma livraria ou biblioteca (a existente sobrevive de forma deprimente: sem espaço adequado, sem acervo atualizado e sem técnico especializado. Acabou de retornar de onde ia sair). Por conta de tudo isso o povo não costuma pensar e se torna presa fácil, massa de manobra, o sonho de consumo para os maus políticos. Rssssss..

UM MOVIMENTO DEFINIDO


Faz bastante tempo que sugerimos através deste OPINIÃO a criação em Triunfo de um movimento social supra partidário formado por pessoas que apóiem e defendam a ecologia, a democracia, a justiça social e a paz. Mas parece estar bastante difícil esse projeto ser realizado na prática comum, pois grande e significativa parte da comunidade se encontra inerte, estática, congelada, comprada, omissa, desorganizada, imbecilizada, dominada, ridicularizada e apenas se preocupando com o seu bem-estar individual ou familiar, sob os estranhos e atrasados lemas hipócritas: "A gente estando bem é o que interessa, o resto que se exploda" ou "Estando bom para mim, o resto que se dane". Assim procedendo, essas figuras emblemáticas sempre comissionadas que se destacam na ganância de se manter no poder transitório seja de que lado for; com certeza a desgraça generalizada da sociedade alternativa triunfense deve se encontrar bem próxima. Uma pena! Que cidade boa e bonita sem sorte! E o povão gostando... Kkkkkkkkkkk

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ESPAÇO DO LEITOR


Está se aproximando as eleições de 2010 onde vamos ter que escolher através das urnas os nossos representantes para presidente, governador, senadores, deputado estadual e federal. Devemos neste momento deixar de lado os entusiasmos, as efervecências e o clima eleitoral do "já ganhou" e pensar seriamente naquele que merece ser votado. Devemos analisar o perfil de cada candidato. Se é um candidato que predende se reeleger, busque o que ele fez pela sua cidade, o que ele trouxe e se realmente é merecedor para dar continuidade à sua gestão e, se é um novo candidato, este analise com mais cuidado qual suas intenções para entrar na politica e qual suas plataformas, sua ideias para sua cidade e para o povo e não somente para você. Vejamos, votar num candidato somente por um favor que ele lhe fez hoje, é um mal voto. Devemos votar no candidato que lhe vai trazer um futuro de desenvolvimento para sua cidade e para o seu país, este é um bom voto. Voto que você terá beneficio, sua família e conseguentemente a comunidade da sua cidade. Quando formos no dia da eleição sair de casa para votar, vamos com um papel na mão e anotado com os nomes dos candidatos que você já escolheu. Votar é coisa séria, votar é escolher o seu futuro.

Rogério Mota e Albuquerque



quinta-feira, 16 de setembro de 2010

RODÍZIO DE DEPUTADOS


Toda vez que se aproxima o período eleitoral, vem à mente dos triunfenses questionamentos diversos sobre quem se deve eleger para nos representar, principalmente no legislativo (deputado federal e deputado estadual) porque aqueles que antes eram oportunisticamente elogiados por "A", criticados por "B" e odiados por "C" surpreendentemente aparecem sempre numa inversão de posições continuando ofertados para receberem nossos sagrados e conscientes sufrágios. São os mesmos políticos viciados eleitos em pleitos passados sem qualquer serviço prestado ao município, apenas através da compra de votos aos desinformados ou realmente safados via atravessadores de pseudo-lideranças e proprietários das "boiadas" aqui subdivididas por verdadeiros vigaristas políticos que aprenderam fazer dessa prática meio de vida sem o eleitorado ingênuo se dar conta. Todos os atuais candidatos apresentados até o presente nesta campanha local, tiveram suas chances de trabalhar em prol da nossa localidade; nenhum deles fez nada, a não ser pregarem promessas e conversa fiada. Foram testados mais de uma vez e não aprovados, apenas mudaram de lado e de representantes locais, através de diferentes "apoios- conquistados"; ficando o adversário como aliado e vice-versa. Será que o eleitorado não enxerga? Olho vivo...

MANTIDO ESTILO CONSERVADOR


Tarefa que nos parece bastante difícil é fazer a administração pública local atual entender a necessidade de abolir a sua marca arcaica que se distancia de um previsível projeto estruturador para nossa cidade turística no avanço popular, social e cultural. Há muito não fazemos rodeios e cobramos sem qualquer receio e sem tampouco sucesso, intervenções básicas necessárias para uma plena gestão, apesar do prefeito no seu estilo conservador / concentrador não alcançar de forma alguma (nem parecendo uma pessoa de nível superior) junto aos seus valorizados assessores - na grande maioria figuras bajuladoras incondicionais sem estilo próprio determinado (apenas servindo como "fuxiqueiros de plantão" e aplicados "moleques de recados", com raríssimas exceções - caindo a "carapuça" em quem realmente assim proceder) que apenas enxergam as práticas mais atrasadas e nocivas de comandar o município insistindo em perpetuar as formas condenáveis de assistencialismo, nepotismo e paternalismo. Infelizmente foram mantidos os mesmos costumes da sua passagem pela prefeitura em 2000/2004 e o estilo desabonador do prefeito anterior 2004/2008. Nada mudou...

CONTRA A PEDOFILIA


Destaca-se os grupos anteriores e o atual do Conselho Tutelar de Triunfo, escolhido através de votação entre os diversos seguimentos da sociedade que trabalham com menores no município ao longo dos anos se mobilizando em torno desse assunto com as secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, o Conselho de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, o Ministério Público, o Poder Judiciário, as polícias Civil e Militar.
A Câmara Municipal não poderia deixar de participar desse processo, pois é a representante de milhares de habitantes, mas infelizmente em pouco ou quase nada tem contribuído. Como explicar.
Precisamos de uma frente parlamentar objetiva e atuante que se proponha: discutir, implementar e acompanhar políticas públicas diferenciadas, como o combate à pedofilia desenvolvidas pelos governos, municipal, estadual e federal.

COBRANÇA RÁPIDA

As domésticas nas diversas partes do Brasil – como é do conhecimento de todos os de sã consciência – se constituem milhões de lares do País, mas poucos se lembram dos direitos delas. Para muitos a profissão ainda é uma herança da escravidão. Precisamos valorizar...

UMA BATALHA PERDIDA


Está se tornando cada vez mais necessário a administração municipal tomar a importante iniciativa de, em conjunto com os diversos seguimentos sociais, refletir e discutir a respeito de problemas graves relacionado ao uso de drogas que a cada dia cresce sem que exista qualquer intervenção preventiva ou repressiva.
Atualmente jovens das mais diferentes camadas, estão sujeitos e expostos, direta e indiretamente a situações de riscos. As drogas não fazem parte apenas por usuários da periferia ou de partes menos favorecidas da sociedade local, mas sim da realidade de todos os indivíduos. Precisamos orientá-los a dizer não.

DEMOROU MAS CHEGOU...


Passados quase três anos da administração pública municipal triunfense, procuramos a todo custo, por questões éticas poupar de severas críticas a atuação de determinado Secretário Municipal, embora tenhamos sido previamente informados por pessoas do seu convívio sobre o desconhecimento específico na área, da sua não qualificação profissional e da pouca experiência para ocupar a operosa Pasta, creditamos ao mesmo habilidade para “tocar o barco” torcendo por um satisfatório desempenho no cargo e respectivo sucesso de Triunfo – desejo explícito declarado faz tempo, por acharmos ser nosso destacado potencial o maior atrativo na conquista de divisas. E munidos do direito legal de cidadania, procuramos através do OPINIÃO emitir constantes sugestões palpáveis para que o setor tenha o pleno funcionamento, inclusive apontando caminhos distintos a seguir na conquista de recursos destinados pelos órgãos oficiais.
De repente somos surpreendidos com informe de que esse Secretário Municipal – depois de um período festivo, utilizou as potentes ondas sonoras da nossa querida Rádio Triunfo FM para em entrevista tecer gratuitas e injustificáveis críticas ao nosso posicionamento pessoal, como que: “apenas sabíamos falar e não comparecíamos às reuniões promovidas pela sua secretaria”.
Ora essa... Era só o que faltava! Queremos saber: Desde quando temos a obrigação velada de se fazer presente às determinadas reuniões e aos promovidos encontros? Por acaso somos representantes de alguma entidade representativa? Dependemos da Prefeitura?
A nossa participação no jornal, na vida particular e no campo profissional se traduz como alternativa liberal, independente e compromissada apenas em alertar por direito, a melhoria do nosso município, da nossa cidade e da nossa gente, quando considerarmos conveniente. Não devemos qualquer satisfação ou obrigação pontual.
Esperamos, portanto, que a natural resposta desprovida de qualquer ressentimento, possa colocar uma trave na questão em tela ou então quem sabe, iniciar um embate aberto analítico sobre a sua gestão.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A RESENHA VARIADA DA CIDADE


01- Viajando em férias aos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, os promissores comerciantes locais Romildo Johnson (Grupo Johnson) e Natanael Junior (Grupo Natal), influentes integrantes da Associação Comercial (ACMT). Esperamos trazerem novidades para aqui serem incrementadas;

02- Inaugurado em grande estilo semana passada a Cachaçaria Tôko Bar (denominação não combinativa), localizada na Rua Padre Ibiapina, Centro, propriedade do "spritado" Carlinho Diniz. O ambiente organizado, agradável, diferente e bastante transado. Promete!;

03- Comemorou recentemente "90 anos" de vida em plena forma e em sã consciência a senhora Angelina Maria Gusmão, genitora do popular professor, funcionário-público, agricultor, sindicalista e militante político, Antonio Fernando da Silva (Fernando do Apolinário), nascida, criada e residente no periférico Sítio Apolinário. Palmas!;

04- Faleceu há poucos dias deixando eternas saudades a caridosa senhorita Lídia Feitosa, com 88 anos; a mesma foi durante muitos anos proprietária da antiga Fábrica de Calçados Pocó, localizada na Praça 15 de Novembro e ultimamente administrava terrenos e imóveis da família. Pêsames!

05- A Settur, convocando os interessados para reunião em seu espaço, à Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz, nesse 16.09., às 14 h, visando apresentarem sugestões que contribuam em ações imediatas para a formação do Conselho Municipal de Turismo de Triunfo - COMTUR. Importante!;

06- Em jantar impecável oferecido na sua residência (Rua Osas Xavier - Bairro do Rosário) aos familiares, vizinhos e convidados mais próximos, a senhora Maria da Penha Cardoso, funcionária pública aposentada da Escola São Vicente de Paulo, festejou o seu natalício e recebeu calorosos cumprimentos. Parabéns!;

07- Aconteceu outra sentida baixa em nossa sociedade no último 09.09, com o falecimento da professora estadual Maria das Graças Fonsêca, residente no Bairro da Saudade, que se encontrava licenciada da Escola Alfredo de Carvalho e internada na Capital do Estado. Grande número de pessoas compareceu ao sepultamento da saudosa mestra, no Parque da Saudade Luiz Maia. Condolências!;

08- Encerrada com relativo sucesso - apesar da visível falta de apoio logístico - a VI Triunfo Motofest (9,10,11,12/setembro), reunindo motoqueiros das diversas localidades nordestinas, este ano realizada no Pólo Teleférico; com destaque para as bandas locais Edição Extra (orquestra) e Badalê (pagode e axé) e a forasteira Forró Pesado e Janaílson do Acordeon. Valeu!;

09- A Polícia Civil já identificou o meliante que estava causando transtornos na cidade com arrombamentos em residências e casas comerciais. O mesmo foi preso com duas motocicletas roubadas;

10- Em Brasília, faleceu a conterrânea Vanice Campos, onde residia há muitos anos. Filha do saudoso Sigismundo Campos, fundador do antigo e destacado jornal A Voz do Sertão, que marcou época na Região, no Interior e em outros Estados do NE e irmã da conceituada colunista do D.P., jornalista Wanessa Campos. Nossos sentimentos;

11- Anunciada para o próximo dia 31.09 às 19 h, na sua sede social à Avenida Getúlio Vargas, Centro, a reunião extraordinária da Associação dos Artistas de Triunfo, visando empossar a nova diretoria, apresentar programa de ação e receber os sócios conquistados em destinada campanha;

12- Festejado em 15.09 com extensa programação comandada pelo padres Edilberto Brasil e Mairton Marques, respaldada pelos frades Orlando e João, irmãs franciscanas: Izabel, Nicodema, Clarice, Àurea, Vanda e demais religiosos locais, o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dôres. Feriado municipal.

13- A população está torcendo para que seja finalizado o período eleitoral, pois não aguenta mais ser abordada constantemente por conhecidas figuras viciadas, camufladas, disfarçadas, envolvidas no aliciamento de votos para os candidatos a quem estão vinculados por questão de dinheiro. Tem cabo-eleitoral local se mantendo com salários destinados por desmoralizados deputados envolvidos em escandâlos desde o ano passado. E você vai entrar nessa? Fique ligado! Não vote em nenhum desses por aí espalhados...

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES – 15.09.2010


A memória da VIRGEM DAS DORES chama-nos a reviver o momento decisivo da história da salvação e a venerar a MÃE associada à paixão do FILHO e ao lado dele elevado na cruz (Jo 19, 25-27). Sua maternidade assume no Calvário dimensões universais. Esta memória de origem devocional foi introduzida no calendário romano pelo papa Pio VII (1814).
Os Padres Edilberto Aparecido Brasil de Sá e Mairton Marques do Amaral Sales e o Conselho Paroquial de Pastoral convidam todos os devotos de NOSSA SENHORA DAS DORES para vivenciar de maneira alegre e festiva a programação do dia 15 de setembro, dia de nossa querida padroeira.

PROGRAMAÇÃO


07h – Ofício Divino das Comunidades na matriz de Nossa Senhora das Dores.


09h – Oração do Terço coordenado pelos Homens, Mulheres e Crianças do Terço.


10h – Oração do Terço coordenado pelos membros da Congregação Mariana, Apostolado da Mãe Rainha e Apostolado Nossa Senhora de Fátima.


12h – Canto do Ofício da Imaculada Conceição.


13h – Adoração ao Santíssimo Sacramento coordenada pelo Apostolado da Oração, Ministros Extraordinários da Distribuição da Eucaristia e Infância e Adolescência Missionária.


14h – Adoração ao Santíssimo Sacramento coordenada pela Renovação Carismática Católica.


16h – Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores pelas ruas centrais da cidade.


17h – Celebração da Santa Missa coordenada pela Pastoral Litúrgica e E.C.C.

Pe. Edilberto Aparecido Brasil de Sá
Pároco

JÁ ESTAMOS CANSADOS DE FALAR


QUE: A Prefeitura Municipal precisa fazer alguma coisa e logo, para melhorar o trânsito na Avenida Getúlio Vargas. Ninguém agüenta mais...

QUE: Os setores de comunicação local e regional estão silenciados sobre as deficiências e irregularidades administrativas por ventura denunciadas por alguns “heróis da resistência”. Que fato lamentável...

QUE: Fala-se muito sobre a existência da dependência do “crack” por aqui, mas somente da boca para fora. Na realidade a Região do Pajeú está infestada sem termos conhecimento de qualquer providência concreta. Assim é fogo...

FIQUE ESPERTO – CURIOSIDADE (OPINIÃO)


Os cães não enxergam o mundo de forma tão colorida como os seres humanos. Com uma visão mais limitada, não distinguem entre o vermelho, o verde e o amarelo. A retina dos caninos é revestida por pequena quantidade de fotorreceptores (células que captam a luz que chega à retina) conhecidos como cones. Isso faz com que não tenham grande capacidade de distinguir algumas cores, explicam os Veterinários.
Esses animais enxergam melhor em ambientes com pouca luz. Por isso acredita-se que vejam tons de cinza com mais nitidez que o próprio homem. O olfato e a audição contribuem para a orientação visual.

BOA DICA – OPINIÃO


Temperatura elevada e umidade são as condições ideais para que o fungo responsável por provocar a infecção de pele conhecida como “pé de atleta” se desenvolva. Apesar do apelido, a frieira não afeta só esportista. Ela pode aparecer em qualquer pessoa e é mais comum em homens e jovens. A infecção deixa a pele avermelhada e provoca coceira. Enxugar bem os pés depois do banho, especialmente entre os dedos, usar sapatos ventilados, não andar descalço em áreas públicas e evitar o uso constante de tênis muito fechados diminuem as chances de incidência de frieira, diz o dermatologista pernambucano Alberto Soares. Além dos pés, o fungo pode se desenvolver em outros pontos do corpo, como na virilha.

ÓTIMAS NOTÍCIAS


1) A mulher que antes era considerada uma verdadeira escrava do marido, dos próprios pais e da sociedade; a maioria apenas alfabetizada e que tratava o marido – que muitas vezes nem escolhia – como “senhor”, com o passar do tempo começaram a lutar pelos seus direitos e deveres diminuindo a discriminação em todas as esferas e conquistando transformações sociais, econômicas e históricas, que possibilitaram a classe feminina ocupar novos espaços com destaque nas funções de governadores, parlamentares (senador, deputados, vereadores), prefeitos e trabalhadores de sucesso nas mais diferentes áreas profissionais;


2) A expectativa de vida está aumentando diariamente em todo o mundo e já existem provas concretas de que o ser humano pode viver até os 120 anos de idade. Mas sem dúvida nenhuma, o importante é que se chegue lá em boa qualidade de vida. Muito interessante também será a forma como chegaremos aos sessenta e como cuidamos do nosso corpo até então;



3) O Ministério da Educação criou o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, numa espécie de ENEM para professores que deve entrar em vigor a partir do próximo ano. Os aprovados na nova prova poderão dar aulas na rede de ensino público, mas os estados e municípios ficam livres de usar ou não os resultados do exame como parâmetro de contratação.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CURTOS COMENTÁRIOS POPULARES

1. Que no informativo da Prefeitura distribuído na Festa do Estudante se destaca uma frase: “Bem vindo a um Triunfo melhor”. Segundo os críticos: “Esqueceram definir: Melhor para quem?”.... KKKKKKKK

2. Que nem parece terem um dia antes prefeito, vice prefeito e ex prefeito trocado pesadas farpas pessoais, políticas e profissionais de lado a lado, pois estavam durante o Festival de Inverno todos felizes e sorridentes abraçados.

3. Que nosso prefeito, idêntico ao anterior e aos pretendentes da situação e oposição não demanda qualquer interesse em participar durante esses anos de eventuais celebrações como o Festival de Cinema, estando sempre sendo representado por A, B, C, D. Afinal, que prefeito é você? É difícil aparecer. Parece que a administração funciona mais no automático enquanto o chefe se encontra nas suas atividades particulares e profissionais. Para que então se candidatar se não dispõe de tempo para atuar. Com tudo isso ainda aparece gente para defender nossa justa e independente reclamação de cidadão. Assim não dá.

TRIUNFO VIVE AGORA UMA .... “NOVA ERA”


Já era.... internet
Já era... celular pegando
Já era... energia elétrica
Já era...água encanada
Já era...calçamento bom
Já era...orelhões funcionando
Já era...São João animado
Já era... terminal rodoviário
Já era...estádio municipal
Já era...matadouro higiênico
Já era...feira organizada
Já era...açude limpo
Já era...guarda noturno
Já era...sinalização de trânsito
Já era...preservação arquitetônica
Já era...policiamento suficiente
Já era...mercado público diversificado
Já era...praças atraentes
Já era...pontos turísticos preservados
Já era...iluminação eficiente
Já era...prefeito presente
Já era...vereador atuante
Já era...ação de estudante
Já era...comerciante independente
Já era...políticos decentes


(Colaboração Poeta Montalvão)

CRISE EMBUTIDA


Não é a primeira e nem será a última vez que o Brasil está em crise absoluta em vários setores. Embora não demonstre, devido a blindagem, maquiagem e camuflagem desse governo contraditório e traidor do trabalhador que é o PT.
Para a desinformada população que se baseia completamente pela mídia sem se incomodar em analisar os fatos e acontecimentos com que precisão – o que já virou rotina e parece nornal – o governo está bom, está tudo em ordem, nada de errado acontecendo, estamos no “País das Maravilhas”. Só que entra governo, sai governo e o povo só ouve promessa que nunca sai do papel.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A IDADE CHAVE DAS MULHERES


Um levantamento encomendado por conhecido canal de televisão, detectou que, para a maioria das pessoas, a fase em que a mulher atinge o auge da beleza é aos 31 anos. A pesquisa feita com mais de 2 mil pessoas mostrou que mulheres entre 27 e 31 anos são consideradas mais atraentes do que meninas entre 18 e 19 anos. Os pesquisadores atribuem a isto o fato de que, para 70% dos entrevistados, a beleza está mais relacionada à personalidade e à autoconfiança do que à aparência em si.

VIº TRIUNFO MOTO FEST


Programação




Telefones do hotéis e pousadas em Triunfo


Casa para alugar

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!