terça-feira, 31 de agosto de 2010

220ª FESTA DE SETEMBRO EM SERRA TALHADA - PE

Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SETEMBRO - 2010

POLO CULTURAL E RELIGIOSO
PROJETO CULTURA NA FESTA

Praça Sérgio Magalhães. Todos os dias a partir das 20:30 horas.

Dia 29.08.2010
Abertura
BANDA DE PAU E CORDA
Xaxado Raízes do Cangaço

Dia 30.08.2010
TRIBUTO A D’GRITOS
César Rasec e Banda
Banda Scanner
Ray e Banda

Dia 31.08.2010
Coral Aboio
Banda da Polícia Militar de Caruaru
Grupo de Xaxado Cabras de Lampião

Dia 01.09.2010
Silvério Pessoa
Orquestra Sanfônica da Paraíba

Dia 02.09.2010
Josildo Sá
Repente de Viola: Damião Enésio e Francinaldo Oliveira
Célio Farias Acústico

Dia 03.09.2010
Irah Caldeira
Forró Expresso Pau de Arara

Dia 04.09.2010
Seu Rodolpho
Filarmônica Vilabelense in concert
Banda Chagas

Dia 05.09.2010
Mamulengo Sorriso Encantado – Bibio e seu boneco Ventrílogo
Grupo Musical Cícero
Repente de Viola: Jonas Andrada e Cícero Justino

Dia 06.09.2010
Padre Luizinho
Grupo de Choro
Xaxado Manoel Martins

Dia 07.09.2010
Meio-Dia: Tok Vip
Fim de Feira
Grupo de Danças Mistura Pernambucana

Dia 08.09.2009
19:00 hs. – Encerramento ( Show religioso ) – PADRE ZEZINHO

POLO DO PÁTIO DA FEIRA
Todos os dias a Partir das 22:00 hs.

Dia 03.09.2010
Concerto In Pé de Serra
Gian e Giovani
Mastruz com Leite

Dia 04.09.2010
Porradões do Forró
Flávio José
Capital do Sol
Banda Aquiarius

Dia 05.09.2010
17:00 hs. - DOMINGÃO FEST
· Banda Caeira
· Alto Samba
· Moleca Assanhada
América Livre
Calcinha Preta
José Augusto
Mano Walter

Dia 06.09.2010
César e Daniel
Jota Quest
Carol e Forrozão Capim

Dia 07.09.2010
17:00 hs. - PAGODÃO DA INDEPENDÊNCIA
· Os Charadas
· Q.Swing Samba
· Serra Samba
Júnior Saigon
Zé Ramalho
Fabio e Nando
Edu e Maraial

PRONUNCIAMENTO DO CLERO DIOCESANO

Dom Egídio Bisol

Os padres da Diocese de Afogados da Ingazeira e o bispo diocesano, Dom Egídio Bisol, sensibilizados também com o clamor da população da nossa região, resolveram manifestar-se publicamente sobre o estado deplorável em que se encontram as estradas do Vale do Pajéu, que ligam todas as Paróquias da Diocese (Brejinho - Itapetim - Serra Talhada, São José do Egito - Sertânia e Afogados da Ingazeira - Sertânia), onde os trabalhos de restauração foram prometidos, confirmados pelo Governador do Estado em 09 de março do corrente ano na cidade de São José do Egito, iniciados e, posteriormente, paralisados sem explicações à população.
Entendemos que as estradas são meios indispensáveis para a comunicação, economia e desenvolvimento da nossa região.
Num clima democrático e de respeito, perguntamos o “porquê” da paralisação: quando a sociedade paga seus impostos e cumpre as obrigações para com o Estado, espera ser correspondida com os serviços básicos que são de competência do mesmo.
Lamentamos, também, que as lideranças políticas da região pareçam silenciar diante dessa problemática.
Acreditamos na sensibilidade do Governo Estadual e esperamos em breve a retomada dos serviços de recuperação das estradas do Vale do Pajeú.

Afogados da Ingazeira, 29 de agosto de 2010.

Dom Egídio Bisol
Bispo Diocesano

MANIFESTO AO POVO DE TRIUNFO


FAÇA DO SEU VOTO UM INSTRUMENTO DE CIDADANIA

Cidadãos( ãs ) Livres e Conscientes do Município de TRIUNFO - PE:

As eleições majoritárias e proporcionais se aproximam e a esta altura do disputadíssimo campeonato político partidário, a maioria da votação triunfense já se encontra indevidamente negociada por dinheiro ou vantagens outras, intermediadas pelas pseudo-lideranças triunfenses divididas em diferentes alas oportunísticas viciadas. O que devemos e podemos fazer?
Acompanhar com naturalidade e de forma pacífica os candidatos expostos na nossa vitrine local referendando em definitivo a crescente omissão populacional? Assumir na verdade que somos uma domada e obediente boiada humana? Reagir a essa prática abusiva, desonesta e atrasada, que parece estar virando moda? Por favor nos oriente enquanto é tempo para qual direção correta devemos seguir na fuga desse previsto precipício...
Temos recebido constantemente sugestões descentes e equilibradas, como também apoio para que depois de uma ampla discussão analítica entre conterrâneos independentes de amarras, se inicie uma campanha propositiva visando atrair todas as pessoas de bem não alienadas ainda existentes na nossa terra que pela conhecida dignidade peculiar estão fora do vasto curral local, e são capazes de "sem medo e sem ódio" se posicionarem corajosamente contrários a visível submissão imposta pelos famigerados mandatários e ex-mandatários.
E para isso disporem do bom senso para arregimentar familiares, parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, conhecidos e até desconhecidos - visando conquistar a liberdade do nosso povo, votando em apenas dois candidatos a deputados (federal e estadual) que sejam da nossa tendência e não os mascates apresentados até o presente momento pelos espertalhões de plantão.
Defendemos um voto de vergonha, de respeito, de valorização, onde os possíveis escolhidos como nossos representantes não precisem desembolsar qualquer soma financeira. Nosso desejo primordial é que possuam comprovadamente desde agora, os seguintes critérios básicos: honestidade, competência, compromisso e trajetória de vida limpa. Não se faz necessário disporem de um só tostão furado para receberem o aval nas urnas dessa necessária união de forças democráticas congregadas com os diversos seguimentos sociais.
Vamos cobrar, depois da eleição: participação, ação, presença, assistência, atenção, benefícios para todos, isso sim... Nada de utilizar a prática de incentivar a cada eleição, pessoas aliciadas a colocarem uma mísera quantia no bolso, enquanto os cabeças estão se dando muito bem às custas desse eleitor desavisado ou realmente safado. Embarque neste propósito sério, nessa onda legal. Acompanhe esse projeto original. Acredite que nem todos são iguais e se você quiser é possível mudar a vergonhosa situação atual de compra, venda e troca de votos que aqui pretendem perpetuar. Pensem nisso... A nossa força está na nossa consciência!

Carlos Ferraz

PERSONALIDADE LITERÁRIA – CORA CORALINA

Cora Coralina

No Brasil, um dos exemplos de mulher libertadora que lutou contra os preconceitos é a poetisa e escritora Cora Coralina. Nascida em Goiás, onde morou até os vinte e poucos anos, quando deixou a família para vir viver no interior de São Paulo, com o advogado Cantídio Talentivo, que era divorciado. A união não foi aceita pela família e nem pela sociedade local.
Aos 67 anos, já viúva e com seis filhas, retornou a Goiás e para sobreviver além dos livros que já vendia pela Editora José Olimpio decidiu fazer doces para acrescentar a renda familiar.
Cora Coralina trilhou sua caminhada de acordo com suas palavras: “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim, terás o que colheu”.

MUDANÇA DE COSTUME


Segundo lemos recentemente no jornal “CAMBURÃO”, informativo do SINPOL (Sindicato dos Policiais Civis/PE) que o uso exagerado do termo DOUTOR cobrado anteriormente por diretores e delegados que apenas possuem diploma universitário como grande parte dos seus subordinados, está incomodando integrantes da classe que dispõem dessa mesma qualificação e não se acham obrigados a conceder esse pronome de tratamento a pessoas que não receberam a honraria de grau acadêmico concluindo Doutorado com aprovação de tese conferida por uma universidade autorizada.
Assim, não se deve aceitar a auto-intitulação de profissionais da categoria se chamando “doutores” como se fosse um status social ou nível de autoridade superior, tornando uma prática tipo “usucapião” por posse violenta. Já pensou se todos que possuírem diploma universitário se denominando, doutor para aqui, doutor para acolá, vai ser tanto doutor que não vai dar para agüentar.
A forma de tratamento respeitosa, correta distinta usual é senhor, senhora, ou mesmo você, conforme ensina o Dicionário Aurélio Buarque. Na Polícia Civil só por assumirem um grau hierárquico superior a outro funcionário público os delegados antes exigiam a formalidade “senhor doutor”. Os tempos mudaram. Quem vai cumprimentar mais assim pessoas muitas vezes poucos letrados só por ser delegado. Já era. Agora é delegado fulano e pronto... kkkkkk

UMA SUGESTÃO EQUILIBRADA


Precisamos acabar com essa antipática prática de subservientes auxiliares do Executivo ou Legislativo, quererem desmerecer as pessoas interessadas, comprometidas, focadas em amenizar os problemas locais existentes e exercendo o direito de cidadania – deixando a salvo, conhecidos desonestos vigaristas das suas alas – na tentativa de fazerem média com a população e procurarem agradar seus transitórios patrões. Muitos deles constituídos de severos críticos, em passado recente, e grande antipatia pelos atuais gestores. Basta de tanta falsidade e tamanha hipocrisia, pois todos sabemos dos seus posicionamentos anteriores.
Não aceitamos passivamente o sistemático modelo. O respeito precisa ser mútuo. Bateu, levou...

PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS


Acreditamos que em uma administração pública municipal auto-proclamada de "honesta e trabalhadora", promessas são dívidas. Portanto, os moradores dos loteamentos Santo Antonio (Bairro da Liberdade) e São Vicente (Bairro da Encruzilhada) aguardam ansiosos que suas ruas sejam calçadas. As obras fazem parte das promessas eleitorais do pleito passado e com certeza serão mais uma vez renovados. Por que não apelarem para convênios firmados entre Prefeitura, Governo Estadual e Governo Federal? Tenham iniciativa...

AS AÇÕES DESASTROSAS...

Trânsito Caótico

O prefeito do município precisa urgentemente encontrar uma forma de liberar o tráfego de veículos no centro da cidade com alguma obra de requalificação, visando se prevenir contra os constantes congestionamentos. Existem pontos cruciais na nossa área urbana onde a circulação de mão-única se faz necessária (Avenida José Bezerra, Rua Olimpio Wanderley, Rua Isaias Lima, Praça 15 de Novembro) e a volta do açude (Lago João Barbosa) deve ficar livre sem a interferência na altura da Academia da Cidade e com a retirada do calçadão do cais, além da abertura das vias: Rua Joaquim Timóteo de Lima (São Cristóvão) - Praça da Bandeira (Boa Vista); Avenida Frei Fernando (Liberdade) - Rua Manoel Paiva dos Santos (Bela Vista), entre outras. Assim toda a circulação ficará melhor. 

O comércio também precisa ficar livre dos transtornos causados na Avenida Getúlio Vargas e na Rua Padre Ibiapina, provocados devido ausência de estacionamento e transferência do Banco do Brasil. Quem não lembra? O OPINIÃO alertou muitas vezes que não daria certo nas localidades escolhidas os empreendimentos anteriormente previstos: o calçadão, a academia, o pátio e a agência. Fizeram ouvido de mercador com intuito de satisfazerem as suas vontades pessoais e políticas no que é público: Vejam o resultado...

sábado, 28 de agosto de 2010

PESQUISA OPINIÃO: FORÇA DE FORMIGA


Consideradas verdadeiras pragas nos ambientes urbanos e rurais onde se instalam, a formiga cortadeira adulta, conhecida de “saúva”, consegue carregar até 30 vezes o seu peso, ou seja, é como se uma pessoa de 50 quilos conseguisse levantar outras 30 do mesmo peso ou um carro de 1,5 toneladas. A estrutura de seu esqueleto externo – segundo a pesquisadora Ana Eugênia de Carvalho, do Instituto Biológico de São Paulo – permite tal proeza por uma adaptação morfológica: o corpo desse inseto é formado predominantemente por músculos.

BATE PAPO INFORMAL


1) A respeito de uma postagem anterior enviado por determinado leitor do blog www.opiniaotriunfodigital.blogspot.com:

“Pois é, vai ficar falando até que um dia alguém vai fazer e você virá se vangloriar por ter dado a idéia. Ser pai da idéia é muito fácil, difícil é ser pai da realização”.

Temos a esclarecer o seguinte:
A nossa antiga e conhecida iniciativa de ficar dando relativos palpites visando melhorar de forma generalizada a nossa querida Triunfo, tem na verdade se tornado uma atitude comum e compulsiva que garantimos não trazer qualquer tipo aparente de prejuízo. Muito pelo contrário, nos sentimos confortados a constatar que muitas das nossas sugestões ao longo dos anos repassados, foram de forma gradativa realizadas pelos representantes de órgãos públicos e privados.
Isso se traduz em uma demonstração inequívoca de que pelo menos coisas positivas temos deliberadamente oferecido; não somos elementos omissos inúteis nesta sociedade plural alternativa. Também, se pode avaliar que nada do recomendado simboliza atitudes nocivas e desabonadoras para o lugar e seus ocupantes.

2) Quanto ao fato de “se vangloriar”, achamos a palavra citada um tanto descabida, talvez colocada de maneira equivocada. Vibrar, comemorar... soaria melhor. Apesar do sentido proposto não ser condenável, porque: “quem dá, dá alguma coisa... e o simples fato de estar sugerindo já seria motivo bastante de reconhecimento entre tantos conterrâneos, moradores e ausentes que nada tem demonstrado opinar de proveitoso em favor da terra natal.
Discordamos da narrativa de que: “ser pai da idéia é fácil”. É nada... Pai em qualquer circunstância exige responsabilidade. Poucos congregam sentimento e competência para tamanho delinear de conceitos básicos. Como também não parece “difícil ser pai da realização”, porque a execução advém da idéia informativa consensual e com certeza contará mais rápido com o mínimo de reconhecimento, queiram ou não os algozes de plantão.
De qualquer forma, nenhuma das duas colocações impróprias nos incomodaram – se foi esse o intento gratuito desejado pelos eternos contrários cada vez mais freqüentadores no espaço virtual – somos forjados na luta, não tememos confrontos de qualquer espécie, sempre utilizando a princípio prática democrática de respeitabilidade das opiniões divergentes.
A adversidade nos serve como estímulo pessoal, é tanto que já tivemos inúmeras idéias de comprovado sucesso depois de colocadas na prática, passando a vingarem satisfatoriamente em benefício dos diversos setores triunfenses, situações que nem adianta serem citadas neste espaço, para não parecerem pretensiosos. Embora sermos adeptos do adágio popular: “Quem faz a vontade do povo, mostra ao povo o que faz”. Seria isso se vangloriar?
Queremos se possível depois desse salutar e espontâneo debate virtual, obter do respeitável interlocutor o natural reconhecimento das nossas ações a partir de agora; mentalizando no setor craniano – local de onde nascem as discutidas “idéias” que ousamos propor – apenas querendo o melhor para Triunfo e sua gente. Muito obrigado.
Carlos Ferraz

UM PARQUE ECOLÓGICO...


Há muito tempo que defendemos através do OPINIÃO um aproveitamento e novo rumo para o terreno pertencente ao Convento São Boaventura visando transformá-lo em um interessante Parque Ecológico, pois condições favoráveis é o que mais existe.

No local seriam implantados: parque infantil, quadras esportivas diversas, campo “society”, área de auto-escola, entre outras opções viáveis de aproveitamento. Não deve uma localidade central tão valorizada ficar em estado secundário de abandono.
Vamos administrar esta cidade de verdade, com vontade. Basta de omissão...

Quando da sua desativação, embora possuindo campos, quadras, açude, arquibancada, etc., faltou clareza, definição no processo de criação dos administradores da época, porque não houve participação e interesse.

Achamos que a prefeitura tem condições de assumir a panorâmica área de preservação ambiental, pois o Convento São Boaventura é um patrimônio de Triunfo. Caso contrário, qualquer dia desses os especuladores vão querer negociar o lugar, passando por cima da história e tradição.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

UM FOCO DE DEGENERADOS


As vezes ficamos pensando indignados quantas idéias "estapafúrdias" surgem na atrasada, medíocre, vergonhosa, desmoralizada politicagem triunfense, em todos os períodos eleitorais, como: perseguições, intrigas, discussões, mentiras, corrupções, panfletos anônimos, traições e mais baixarias. Essas atitudes absurdas, só mesmo podem partir de elementos insanos, sem caráter e viciados em se locupletarem da venda, troca e compra de votos, para manterem os seus padrões de vida. Para isso fazem qualquer empreitada visando não largar essa malandragem.
Ninguém que tenha o mínimo de sensibilidade e respeito para com o próximo (principalmente quando esse é conterrâneo e lhe acompanhou a crescer), pode investir tão pesado, tão radical e tão sorrateiro como essas figuras carimbadas das quais temos há muito tempo informações e conhecimento dos planos diabólicos. Utilizam esses "sanguessugas" de todos os métodos possíveis e imaginários "por debaixo dos panos" quando têm as suas posições contrariadas e são alijados do processo de "comilança", da posição privilegiada ou do núcleo do poder. O pior é que dão "o bote e escondem as unhas"; na realidade fica difícil desconfiar da sua tamanha falsidade, quando chegam, lhe cumprimentam e abraçam. Mas um dia a casa cai... E não vai muito longe, porque as táticas estão manjadas.
Para isso destacamos dois aspectos que ocorrem com relativa frequência em cada campanha política aqui: ou esses personagens dissimulados acreditam na incapacidade do povo de pensar, ou então eles próprios sofrem de alguma doença progressiva de psicopatia limitando a sua capacidade de raciocinar o bem sem olhar a quem. Fatores aplicados para dividir e se dar bem...

PRECISAMOS VALORIZAR O TURISMO


Nesses seis anos de jornal OPINIÃO, acompanhamos atentos, assistimos o desenrolar e ao mesmo tempo procuramos colaborar de alguma forma no crescimento do turismo em Triunfo, com um diferencial: arregimentando experiências utilizadas em outras localidades, formatando idéias próprias e apontando sugestões palpáveis; ações essas que defendemos desde os tempos do jornal A VERDADE ESCRITA (1979) e JORNAL DA U.T.E. (1982) juntamente a companheiros triunfenses que se integraram com determinação na luta em defesa desse empreendimento, na tentativa de soerguer a nossa bela, querida e valorosa terra, até então envolvida em uma enorme passividade populacional. Muito embora, a equivocada memória de alguns vaidosos conterrâneos seja propositalmente fraca para reconhecer as nossas conquistas, mas intensamente forte a sabedoria de se intitularem como únicos responsáveis por tudo que por ventura tenha surgido nesse setor ao longo dos anos.
Naquele momento, a cada encontro sabíamos que juntos estávamos sendo mais fortes, criativos e solidários, dividindo problemas e soluções, debatendo e buscando a interação para o desenvolvimento do turismo local. Agora temos convicção de que o desenvolvimento econômico de Triunfo se faz urgente com o crescimento do turismo apresentando, faz tempo, como uma grande porta aberta para movimentar todos os setores distintos, além de ser um grande mercado profissional para nossos jovens tão cerceados nas ofertas de trabalho; só melhorando um pouco com a estruturação da Associação Comercial (ACMT) e o Serviço Social do Comércio (SESC).

RESPOSTA NO VOTO


Os educadores pernambucanos há muito aguardam ansiosa melhoria nos seus vencimentos – considerados segundo o pior salário do Brasil – acreditavam que as promessas governamentais seriam finalmente cumpridas ficaram mais uma vez decepcionados igual aos policiais estaduais.
Necessário se faz que essas desrespeitadas classes profissionais fiquem atentas e não se enganem nas próximas eleições com os candidatos que foram contrários e agora (apoiados pelos prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outros pseudo-representantes aliciados na base do dinheiro e vantagens outras), cinicamente se apresentem como “salvadores da pátria” e “solução dos problemas”. Procure divulgar o nome deles e solicitar aos familiares, parentes, amigos, vizinhos, conhecidos e desconhecidos a reunião de forças independentes para lhe combaterem evitando assim os seus retornos ou acessos aos cargos desejados. Digam não aos candidatos, oficiais e extra-oficias divulgados em seus municípios, pois são elementos nocivos que já gastaram uma significativa quantia para comprar as boiadas. Procurem se unir em grupos independentes de pessoas esclarecidas dos diversos seguimentos sociais e escolham candidatos de perfil e histórico correto. Ainda existe gente honesta, trabalhadora e competente para se votar, é só não se deixar enganar.

FICHA SUJA CANDIDATO


A “Lei da Ficha Limpa”, que impede a candidatura de políticos corruptos, mau-caráter, desonestos, aventureiros condenados pela Justiça, já estará valendo para as eleições deste ano. Essa foi a decisão aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em função de a norma ter sido aprovada antes das convenções partidárias. De acordo com uma mudança na redação do texto ocorrida no Senado, porém os políticos condenados antes da sanção da Lei, em 04 de junho, poderão se candidatar normalmente. Também ficam livres os maus-políticos que respondem a inquéritos e processo ou recorrem de decisões individuais de Juízes. Mas depois, a tendência é essa manobra repudiante ser afastada em definitivo.

ALERTA IMPORTANTE – OPINIÃO


Rica em fibras e fonte de vitaminas A e C,  a carambola pode ser apreciada in natura, em sucos, doces ou licores. A exótica fruta é indicada para combater a febre e manter o peso, além de estimular o apetite. Apesar das qualidades, o consumo de carambolas e seus derivados não são recomendados para pessoas com insuficiência renal. Segundo a coordenadora Sandra Chemira, do Curso de Nutrição, do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, estudos mostram que a carambola tem efeito toxico para esses doentes, pois apresenta grande quantidade de carambotoxina, que o organismo dessas pessoas não é capaz de filtrar podendo gerar intoxicação e levar à morte.

É BEBIDA DEMAIS


Um quinto da população brasileira exagera no consumo de bebidas alcoólicas, segundo o Ministério da Saúde. O número subiu de 16,2% em 2006, para 18,9% em 2009, segundo estudo realizado entre cerca de 60 mil adultos. O Ministério considerou excesso de bebida alcoólica a ingestão de cinco ou mais doses na mesma ocasião em 01 mês, no caso dos homens, ou quatro ou mais doses, no caso das mulheres. Contando todo o ano passado e 10,4% das mulheres beberam demais. Os números são considerados elevados e preocupantes. Cuidado!

PÉSSIMAS NOTÍCIAS


1) Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta o Brasil como rota do tráfico internacional de mulheres – cerca de mil brasileiras vítimas de tráfico foram encontradas em diversos países, principalmente europeus;

2) A explosão do número de divórcios provocam um trauma: há cada vez mais pessoas vivendo sozinhas no Brasil e no mundo. Isolamento que pode levar à depressão, às drogas, ao alcoolismo e até suicídio;

3) Cresce o alcoolismo entre as mulheres e o número de mulheres dependentes de álcool no Brasil aumentou em 46% no período de 02 anos entre 2008 e 2010 (dados coletados nos primeiros meses de cada ano). É o que aponta o Ministério da Saúde de acordo com levantamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS);

4) Crianças e adolescentes cada vez mais estão sem limites e vivem hoje uma séria crise de valores colocando em risco o próprio futuro; formam gangues consomem álcool e outras drogas causando nessas bebedeiras brigas com troca de socos,  pontapés, empurrões e até utilizam armas.

PONTO POSITIVO

O jornal OPINIÃO avalia como positivo o fato do Governo do Estado ter realizado uma pesquisa visando recolher dados referentes aos festivais pernambucanos por ele e o anterior incluído nas suas criativas edições: “Festival de Inverno”, “Circuito do Frio”, “Pernambuco Nação Cultural” e a “Festa do Estudante”
Não estando os resultados favoráveis e nem em situação privilegiada melhor, o importante é ter tempo suficiente para reverter o quadro.

PIADA DA SEMANA


E o poder continua atraindo os incautos verdadeiros; que antes posavam de intelectuais, progressistas, radicais, cheios de ideologia e defensores do torrão natal e, se contrapunham, condenando, expurgando, denunciando, acusando e discursando entusiasmados contra aqueles que estão novamente muito mal administrando. Todos se encontram arados, mansos, acalmados, doutrinados. Tá tudo dominado. KKKKKKKKKKKKKK

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CONVITE CATRIL

CATRIL- COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE TRIUNFO

A CATRIL (Cooperativa Agropecuária de Triunfo) tem a imensa satisfação de convidar V. Sa para participar do Iº Encontro das Organizações Populares a ser realizado no dia 03/09/10 no Salão Nobre do Colégio Stella Maris – Triunfo/PE, a partir das 08:00hs..

Certo de contar com vossa presença subscrevo-me.

Atenciosamente,

Adjaci Alves de Queiroz
Presidente da CATRIL

TRIUNFO DESPEDE-SE DE ZÉ HOMERO


Faleceu neste 24.08, vítima de insuficiência renal e outros tipos de complicadas patologias, o descolado e eficiente músico triunfense JOSÉ HOMERO CAMPOS CARVALHO, "Zé Homero",  funcionário da agência do INSS em Serra Talhada que se encontrava há bastante dias convalencendo internado em hospital da Capital do Estado.
Antes mesmo dos anos 70, Zè Homero rumou para estudar em Recife, onde cursou Administração de Empresas, aproveitando o movimento da Jovem Guarda, o auge da juventude e a tendência musical herdada de uma família de competentes músicos e assumidos boêmios,  indicado pelo seu tio e reconhecido violonista Aderbal Campos, passou a fazer parte de alguns conjuntos recifenses de sucesso da epóca, onde se especializou ainda mais, ampliando seus dotes de conhecimento.
Retornando à sua terra natal, devido a transferência do trabalho que conquistou através de concurso público prestado, resolveu aos poucos contactar pessoas habilidosas,  personagens qualificados, jovens destacados e os próprios familiares residentes em Triunfo e Serra Talhada e terminou organizando diversos grupos de diferentes estilos, entre eles: Nova Geração, Shwing Banda Show, Moça Menina , entre outros.
Era participante assíduo às festividades organizadas pela tradicional Caravana da Saudade, evento com 15 anos de existência organizado por triunfenses ausentes como: Elisabete Ferraz (Maninha), Célia Leitão, Yone Castilho, Evanda Bruno, Isabel Florentino, Jarbal Cabral, Margarida Fernandes, Telma Costa, Antonio Carlos Ramos, Ivanice Viana, Ida Galvão, José de Sá, Edi Ferraz, Helena Lima, José Péricles, Raimunda Santos, Helenice Viana,  Rui Dantas, Francisquinha Forentino, Ilka Castilho, Cândido Ferraz, José Florentino, José Ronaldo, Hiram Castilho, Antonio Diniz e outros, onde junto ao excelente grupo local de serestas "Os Trovadores" ( Zé Carvalho, Fátima Barros, Zè Romão, Antonio Guabiroba, Ronivon Alves, Alexandre Nonato, Adelmo Rodrigues) vibrava ao encontrar o dileto amigo de infância, adolêscência e farras Rui Dantas dos Santos, popularmente conhecido como Rui de "Zé Burgos". Foi-se o nosso "Raul Seixas", deixando saudades aos amigos e contos para a nossa história. Até um dia...

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

AS NOTÍCIAS DA SEMANA


1) Depois de fazer várias denúncias anteriores à atual administração e ao seu gestor nos órgãos de imprensa locais, regionais e estaduais, o “Homem-Bomba” Gildenilson Silva (Nilson do Sindicato), ex –secretário municipal da Agricultura acabou soltando uma verdadeira “nitroglicerina” de conseqüências futuras imprevisíveis com prejuízos incalculáveis. É só o que se comenta...


2) Em fase de acabamento o ponto comercial localizado na Rua Padre Ibiapina, próximo à Praça Carolino Campos, onde funcionará como novidade a aguardada “Cachaçaria Triunfo”, propriedade do “espritado” Carlos Alberto Ferreira Diniz (Carlinho de Milton) prevista ser inaugurada no próximo 7 de setembro. O invento promete “bombar”...


3) Conhecida como uma cidade pacata e ordeira onde não se mata ninguém de “morte matada”, Triunfo durante esta semana registrou uma surpreendente sequência de “mortes morridas” (“Lalai” do Sítio Machado: “Burrêgo”, do Síto Caldeirão, ”Zè Belo”, do Sítio Horta – Stella Maris ) entre os falecimentos o do conhecido agricultor e negociante de café, João Marçal, residente no Sítio Santana do Livramento, vítima de infarto fulminante. Nossas condolências à todos familiares...


4) O tradicional encontro futebolístico entre torcedores locais do Sport Club Recife X Santa Cruz Futebol Clube, aconteceu no domingo pela manhã no abandonado Estádio Municipal intitulado “jogo da negra”, tirando à limpo os recentes confrontos anteriores Sport 5 X 1 Santa cruz e Santa Cruz 2 X 1 Sport. Desta vez o placar final foi Sport 4 X 1 Santa Cruz. Zerando o processo (Carlos Ferraz, que não compareceu ao evento que tanto incentivou ficou lamentando e sem dormir a noite inteira. Bem feito!)...

Time torcedores do Sport

5) Aconteceu de forma satisfatória no Pólo Teleférico/ Bosque Horácio Timóteo, onde se localizam os estabelecimentos Beto’s Bar, O Rei do Caldo e Palhoção Triunfo – a “Feira do Folclore” em parceria com a Associação Comercial (ACMT), um evento tradicional que se encontrava desativado. Parabéns pela parceria.


6) A obra de construção do polêmico Pátio de Eventos se arrasta lento, devagar e quase parando, capaz de irritar aos moradores e visitantes em geral pelos contratempos causados. Duvida-se da sua conclusão antes de dezembro. Haja paciência....

7) A oscilante temperatura local neste período de muito vento, faz com que o termômetro do SESC aponte uma variação entre 9, 13 e 16 graus centigrados. Uma melhora significativa para quem há poucos dias curtia 5, 7 e 8 graus. Ainda bem...

8) Está cada vez mais difícil circular pelas ruas do Centro de Triunfo depois da transferência da agência do Banco do Brasil para a Rua Manoel Pereira Lima e o estacionamento nas artérias Rua Olímpio Wanderley, Rua Coronel Manoel Siqueira Campos, Rua Isaias Lima, sem contar com os engarrafamentos constantes da intrigante Avenida Getúlio Vargas. Imaginem com o funcionamento do posto de combustível São José naquele trecho. Haja paciência!

9) Quem quase parte desta vida para outra nesse domingo, no Bar Ave Verde, de Bosco Granja, no bairro da Encruzilhada, foi o agricultor e teimoso atleta máster José Rodrigues da Silva - “Deca do Carmo”, Sítio Mata Redonda, engasgou se com um osso de galinha - a ponto de arroxear. Diz RJ, que no momento trágico a sua preocupação não era nem com a morte, mas com a perda da aposentadoria dos falecidos pais que se encontra recebendo.
Deca
10) Os “larápios” voltaram a agir sem dó ou piedade na cidade. A fábrica de Biscoitos Triunfo, propriedade de Antônio Inácio Bezerra, localizada no espaço do Convento São Boaventura, foi arrombada por meliantes que levaram grandes quantidades em produtos. Nada de se estranhar com o efetivo policial que temos para todo o município: três militares da PM em uma única viatura e um agente civil na Delegacia de Polícia. É brincadeira...

domingo, 22 de agosto de 2010

QUEM PENSA, MUDA


Depois das acontecidas convenções dos partidos políticos diversos que definiram seus candidatos aos cargos majoritários e proporcionais (respectivamente: presidente da república, governadores, senadores, deputados federais e estaduais), visando disputarem o pleito de 3 de outubro próximo, começou a campanha eleitoral.

Vemos nas diferentes partes do país e principalmente aqui em Triunfo, o encontro incessante de políticos, cabos eleitorais, vendedores, compradores,  trocadores, negociadores de votos na tentativa de conquistarem sufrágios inconscientes de pessoas carentes e viciados, em  feiras livres;  restaurantes e bares; clubes; comércios; igrejas; festividades (noivados, casamentos, nascimentos, batizados, formaturas, aniversários) e até em sentinelas, cortejos e sepultamento.

A finalidade desses estranhos contatos imediatos é exatamente conquistar apoios para as eleições. A incrível constatação é que nenhum dos postulantes trata a situação do povo como problema do desemprego, saúde, segurança, e etc que afligem o nosso município por inteiro e apenas quanta votação válida poderão obter com determinada quantia em dinheiro colocada às mãos dos politiqueiros.

Depois de fechado o acordo, não interessa para muitos as origens dos novos adeptos, seus antecedentes, sua conduta moral e familiar. Na verdade, o que importa é a soma de mais um que se incorpora ao pretenso candidato. Ao serem eleitos, como diz o maravilhoso poeta paraibano Jessier Quirino, em tom bem humorado:  “O povo que se exploda”,  juntamente com os seus problemas.

O que na verdade esses políticos desejam é enriquecer ainda mais, usurpando o dinheiro público. Temos mais uma oportunidade de virar esta página negra de nossa história. É preciso fazer uma limpeza agora nesta eleição e na próxima municipal e tirar da vida pública esses picaretas que envergonham a nossa política. Vamos eleger pessoas sérias, comprometidas com o bem coletivo que,  infelizmente, são bem poucos no nosso Brasil, mas ainda existem. Pense nisso! Quem pensa, muda...

PREPARE-SE PARA AS ELEIÇÕES


Para votar nas próximas eleições de 03 de outubro, quando serão escolhidos novos Deputados Estaduais e Federais, Senadores, Governadores e Presidente da República, os eleitores deverão apresentar obrigatoriamente o título de eleitor e um documento com foto. Serão aceitos carteira de identidade funcional, carteira de trabalho, carteira de habilitação com foto e o certificado de reservista. Caso o eleitor tenha perdido o título, deverá tirar uma 2ª (segunda) via até o dia 23 de setembro. Para quem está fora da cidade onde vota, o prazo para solicitar a nova via na zona eleitoral em que se encontra é 04 de agosto.

UM ENVELHECIMENTO FELIZ


Um estudo do grupo norte-americano Gallup apontou que além de experiência, envelhecer pode trazer felicidade. A pesquisa revelou que a sensação de bem-estar e felicidade aumenta significativamente dos 50 a 85 anos. O levantamento feito recentemente abordou cerca de 350 mil pessoas do mundo inteiro com idade entre 18 e 85 anos. Na conclusão, as pessoas de 18 anos se dizem sentir muito bem. A partir daí, a sensação diminui, ficando cada vez pior até os 50 anos, quando começa a melhorar, segundo os entrevistados. Quando chegam aos 85 anos, as pessoas afirmam estar ainda mais satisfeitos consigo mesmos do que quando tinham 18 anos.

UMA AÇÃO BENEFICENTE


A reativação em Triunfo da entidade humanitária filantrópica "Alcoólicos Anônimos", sem qualquer finalidade lucrativa é o desejo do conterrâneo, funcionário público municipal, teatrólogo e guia turístico Agamenon Lima Filho, o popular "Teco", em espaço reservado pela nova diretoria da Associação dos Artistas, na Avenida Getúlio Vargas. Segundo esse bom samaritano, o sucesso do projeto depende de gente que superou a dependência do álcool e se entrega como voluntário se tornando peça-chave na luta contra a bebida, papel decisivo no resgate de viciados. Para isso precisa receber a colaboração dos diversos seguimentos sociais triunfenses; poderes constituídos, igrejas, sindicatos, educandários, associações e o povo em geral. O seu trabalho tem incentivo do Centro Espírita José Ibiapina, dirigido pela professora aposentada Diva Dora. Vamos ajudar...

JOGADAS DUPLAS MANJADAS

O que poderia nos salvar das péssimas escolhas que temos feito nas diversas campanhas eleitorais em Triunfo? Constatamos sempre candidatos das mais diversas siglas serem aqui apoiados e votados por distintos partidos, depois sumirem para nunca mais voltar (compraram a "boiada") e alguns poucos quando retornam é no outro período de eleições já vinculados a um grupo outrora adversário do que lhe apoiou no passado (maracutaias à vista). Será que ninguém enxerga isso? Acreditamos que apenas uma análise minuciosa, um afastamento providencial do sistema viciado local, uma escolha criteriosa, pode trazer como solução a presença de políticos confiáveis. Do jeito que está: papai aqui e filhinho lá. Não dá! Kkkkkkk

SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS

Muitos dos empregados públicos municipais locais têm procurado o jornal OPINIÃO para reclamar da atuação tímida do Sindicato dos Funcionários, que - segundo eles - nada procuram fazer em defesa dos servidores efetivos e aposentados, uma vez ser formado por uma apática diretoria eleita de fachada que teme o prefeito acima de tudo (mais do que o diabo à cruz) e evita a todo custo trombar com temperamento forte do mesmo; passando assim a concordar com todos os sutis apelos impostos nos momentos de negociação com a classe trabalhista, executado entre as partes; sem maiores discussões: prevaleceu a maior parte das argumentações justificadas do prefeito para as reivindicações apresentadas. Daí a categoria desistiu... Estranho é que todos os membros da diretoria sindical são obrigados a comparecer diariamente às suas funções de origem sob risco de ser cortado o ponto; o que tradicionalmente é dispensável, devido ao representativo engajamento da classe, visando evitar o peleguismo. Acorda sindicato...

REESTRUTURAÇÃO DA CIDADE

Pôr do Sol em Triunfo

A cidade precisa conquistar tanto seus próprios moradores, quanto os que passam por ela, conjugando diferentes elementos que combinados, garantem uma mistura única que justifique os títulos de Cidade Turística, Oásis do Sertão, Cidade Jardim, Estação Climática, Cidade Balneária, Paraíso Sertanejo, entre outras, com a certeza firmada de localidade destacada pela qualidade de vida na Região do Pajeú, além de município dos mais arborizados do Estado de Pernambuco, com uma estrutura urbana boa e que merece ser melhorada com qualificação/diversificação do comércio e melhor oferta gastronômica, além de intensiva vida cultural. Vamos torcer que isso aconteça um dia...

CINCO TOQUES INFORMATIVOS DIFERENCIADOS

01- Que o Brasil passará a contar com mais um dispositivo para evitar fraudes previdenciárias, sonegações fiscais, oportunismos eleitorais e mesmos crimes considerados comuns, com a regulamentação do Registro de Identificação Civil (RIC), documento com todas as informações do cidadão onde estarão armazenados os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor e Carteira de Identidade:


02- Que na era dos livros digitais, da proliferação de sites com obras completas disponíveis para download, a grande maioria das bibliotecas públicas locais e da Região do Pajeú não disponibilizam até o momento, internet para os usuários. Felizmente ainda temos como consolo o Censo Nacional de Bilbiotecas Públicas Municipais (BPMs) promovido pelo Ministério da Cultura apurou que Pernambuco entre os demais ainda é o Estado com maior frequência.

 03- Que dentro do princípio da eficácia e eficiência do gestor público, não se admite que cada mandato a qual for eleito determine a pintura dos prédios públicos nas cores partidárias ao qual pertence. Compete à Câmara de Vereadores fazer valer a predominância das côres definitivas como simbolo municipal através da sua Lei Orgânica.


04- Que a pintura da fachada do Cine Teatro Guarany, deve fazer parte urgente do projeto de recuperação do tradicional prédio de arquitetura neoclássica administrado atualmente através do convênio Fundarpe/ Sesc, uma vez se encontrar bastante desgastada junto com as portas e janelas depois da sua reinauguração há oito anos.


05-Que não sabendo se tratar de promessa no período eleitoral, o Governo do Estado prometeu a partir de 2012 a instalação de 11 escolas técnicas como opções de cursos profissionalizantes gratuítos para jovens interioranos: Gravatá, Bezerros, Bonito, Lajedo, Santa Cruz do Capibaribe, Araripina. E do Pajéu: São José do Egito e Carnaiba. Triunfo sempre de fora...



POR E-MAIL


PARABÉNS A TODA EQUIPE QUE COMPÕE O OPINIÃO!
O Jornal tem a cara dos Nordestinos: forte, simples e verdadeiro.
Que a equipe continue, com toda FORÇA!

ABRAÇOS PARA TODOS VOCÊS.

Profa. Msc. Antônia Lurdenilda Menezes de Sousa.




Saudades das coisas simples, das pessoas comprometidas com a vida!

Saudades do tempo, que para ser feliz, me bastava apenas,
Sonhar com um mundo mais justo, Lutar pela verdade!


Saudades do tempo, que pensava, que o meu mundo era o único mundo!
Portanto, vivia-o intensamente. Cada passeio à feira, era uma festa!
Cada seresta, na praça da matriz: reunião de amigos, namoro,caipirinha!
Adrenalina pura!


Que saudades de pessoas como vovê, CARLOS!
Que ama a vida, que ama o simples; o saudável!
Que canta as coisas da nossa terrinha, para nós conterrâneos,
E para o MUNDO!


Profa. Msc. Antônia Lurdenilda Menezes de Sousa

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!